O que é um vampiro? (V)

Jodi  Lee escreve artigos on-line para ajudar a dissipar os mitos e mal-entendidos que rodeiam o vampirismo real. Trabalhou duramte seis anos como editora de uma comunidade virtual, chegando a gerente editora sênior. Durante cinco anos, foi editora-chefe da 3Sides Eletronic Publishing, hoje 3Sides Literary Agency. Escritora ativa tanto nas comunidades vampíricas quanto paganistas, atualmente Jodi é editora de submissões da Apex Science Fiction and Horror Digest. Mora no Canadá.





Vampiros: desfazendo os mitos
por Jodi Lee


O que são as histórias que você ouviu sobre vampiros? Com certeza, nos dias de hoje, não existe pessoa que não tenha ouvido falar ou lido sobre Drácula. O conde morto-vivo, que se esgueira pela noite, com poder imenso e apelo ilimitado causa certa comoção - e perpetua os mitos apavorantes que podem tornar difícil viver a realidade.

Água benta, prata, lus do Sol e algo são os escudos contra os vampiros de Hollywood.

Mas ser um vampiro real não causa alergia automática a alho. A água benta não queima como ácido, e o alho não o afasta. O único mito que parece ter algum fundo de verdade tem a ver com a luz do sol. Ela dificilmente reduzirá um vampiro real a cinzas, mas, falando por mim mesma, queima-me facilmente. Eu só me queimo uma vez ao ano, porém, isso se transforma em um bronzeado tão profundo que eu não me queimo mais. Entretando, eu não gosto de ficar exposta à luz do sol, pois ela faz meus olhos doerem quando não uso poderosos óculos-de-sol. Não fico sentada sob o sol por mais de trinta minutos. E isso vale para verão ou inverno. Os dias nublados são a mesma coisa.

Os vampiros reais não são imortais, apesar de muitos de nós termos (ou acharmos que temos) um sistema imunológico fortalecido e tendemos a aparentar menos idade. De novo, isso não vale para todos, já que eu tenho cabelos grisalhos desde a adolescência, e certamente aparento ter mais de trinta. O cara que me pediu identidade num bar local não pareceu achar isso, mas eu acredito que aparento a minha idade. Em minha opinião, quer você seja um vampiro ou não,  não pode lutar contra a genética! Se a genética da sua família indica envelhecimento precoce, você envelhecerá mais cedo.


Ainda que os vampiros tendam a ser notívagos, dormir em caixões do amanhecer ao pôr-do-sol é um mito. Apesar de, novamente, conhecer uma pessoa que dormiu em caixões por muitos anos, ele não precisava, e no fim cansou disso. Francamente, eu não suportaria dormir em um caixão - não tem espaço pra se espreguiçar!

Por que os vampiros são seres noturnos? A maiora de nós geralmente só funciona melhor durante a noite. Eu sei que isso é verdade para mim. Eu escrevo e faço minhas pesquisas principalmente entre dez da noite e três da manhã. Então, há algo relacionado à ideia de que os vampiros são "criaturas da noite".

Os vampiros são predadores sedentos de sangue, perseguindo suas "vítimas" para sugar-lhes a vida e o sangue? A única vez em que persegui uma "vítima" foi em uma espécie de jogo estabelecido em comum acordo na época. E mesmo quando eu a capturava, nunca sugava nada. Sobre isso de sugar, dizem que beber mais do que meio copo de sangue faz com que a pessoa fique fisicamente doente. Até onde eu sabia, nenhum vampiro tira mais do que meio copo de sangue de um doador. Eu mesma nunca fui além de 1/4 de copo e isso sempre dura umas boas horas. Quando eu bebi do meu primeiro doador, eu quiase fiquei completamente bêbada (e não, não de álcool, mas essa é a única forma como consigo descrever a sensação) depois de alguns goles.

O quanto um vampiro é diferente de uma pessoa comum, na verdade? Você poderia muito bem conhecer um vampiro. Você poderia trabalhar com um, ou ter um na sua família. Você não os verá manifestar nenhum dos sinais visiveis retratados nos filmes. Se eles não disserem o que são, você nunca saberia.





Definições:

Drácula: a maioria dos vampiros modernos são rápidos em afirmar que têm pouco em comum com Drácula, o personagem do escritor Bram Stoker, baseado na figura histórica do senhor da guerra valaquiano Vlad Tepes. Apesar disso, mantém-se uma conexão divertida e completamente não-intencional entre os vampiros modernos e o famoso livro de Bram Stoker. O ano de 1997 marcou o centésimo aniversário de Drácula, de Bram Stoker. Coincidentemente, 1997 também foi o ano em que muitos dos mais respeitados sites de vampiros reais foram publicados na Internet.

Luz solar: como mostrado tanto na ficção quanto no folclore, os vampiros não são todos sensíveis à luz. Bram Stoker, por exemplo, mostra Drácula passeando por Londres durante o dia. Seus poderes estão enfraquecidos, mas ele fica longe de se transformar em cinzas. Os retratos dos vampiros no cinema estabeleceram de forma sólida o estereótipo do vampiro que "arde sob a luz do sol", começando com o clássico de F. W. Murnau Nosferatu, de 1922. Apesar disso, muitos vampiros modernos queixam-se de uma perceptível sensibilidade à luz do sol. Estariam eles levando o estereótipo muito a sério? Muitos vampiros psíquicos são altamente sensíveis a uma luz solar é simplesmente forte demais para eles. Quer essa sensitividade seja real ou imaginada, muitos vampiros reais evitam a luz solar direta.

Comentários:

Postar um comentário

 
Ferramentas do Vampiro © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |